Anjos


segunda-feira, 12 de abril de 2010


Meus Valores Minha Identidade



          Que saudade daquele tempo em que os jovens e as crianças pediam a bênção aos idosos, de forma natural,satisfatória e até com certa admiração.
          Daquelas rodas de conversas animadas, onde além de colocarem os assuntos importantes em dia, surgiam histórias maravilhosas que eram ouvidas sem nenhuma interrupção por parte de quem quer que fosse.
           Lembro-me que para mim, as mais atraentes eram as de assombração.Depois quando íamos dormir, todas as crianças queria caminhar à frente, pois o medo de ficarmos para trás e sermos abordadas por um dos fantasmas corría os nossos corações acelerados, pode?
           Época em que as pessoas se respeitavam de fato e ações como colaboração,solidariedade,tolerância e confiança reinavam espontaneamente entre as pessoas.
          Sinto saudade também da disputa saudável entre os colegas de sala pra ver quem ajudaria os professores com o seu material escolar.Isso era o maior orgulho!As minhas professores para mim eram como deuses detentores da sabedoria e grandes merecedores do meu carinho,aliás, do nosso carinho, pois esse era o conceito que tínhamos deles.Agindo assim na ingenuidade estávamos sem querer manifestando a nossa imensurável afeição por eles que, por sua vez nos retribuía com belos e carinhosos sorrisos e palavras doces de agradecimento.
          Esse mesmo sentimento de respeito em relação aos professores eram nutridos pelos nossos pais.
          E as brincadeiras? Essas então permitiam a interação, pois quase todas eram coletivas.
         Brigas? Claro que haviam! Mas todas consertadas com um pedido de desculpa aliás, muito comum naquela época, um forte abraço para espantar as mágoas.Tudo costuradinho com a união.
       Jamais me esqueci de uma fala do meu avô:" OS NOSSOS VALORES SÃO A NOSSA IDENTIDADE",e ninguém pode roubá-los, a menos que sejamos muito fracos.
        Se a frase era dele não tive naquela época, curiosidade de perguntar.Só sei que ela deveria ser repetida por todos que querem um mundo melhor!

Nenhum comentário :

Postar um comentário